quarta-feira, 20 de março de 2013

Piadas, piadas, piadas

Eu já havia planejado levar piadas para as crianças do 3º ano nessa semana. A atividade foi muito bacana. Contei com o apoio total da professora Lourdes e também com minha colega Jamille do PIBID.

Primeiro, perguntamos às crianças quem queria contar piadas. Vários meninos quiseram falar, entre eles estava um garoto que se revelou um bom contador de piadas! Fiquei muito feliz ao ver a turma prestando atenção no colega e dando risadas, especialmente depois do recreio quando eles estão mais agitados. O bacana dessa atividade é que ela estimula que as crianças da turma se escutem mais.

Todas as que foram contadas eu anotei no quadro. Então escolhemos qual das piadas contadas que irá para o jornal da escola. Me surpreendi ao ver que ninguém que contou sua piada quis que fosse a sua própria a escolhida, preferindo a dos outros, como que valorizando a piada do colega, ainda mais que eu enfatizei que aquilo não era uma competição. Enfim, a piada do "menino e as 3 frases foi a escolhida".

Mas aí que vem o grande barato! Recontamos juntos a piada e como tema de casa, cada um deveria relembrar dela e escrevê-la com suas palavras, do seu jeito, para que depois decidíssemos como ela seria colocada no jornal.


A PIADA DO MENINO E AS 3 FRASES (na versão do aluno Ian):


A professora mandou o menino fazer o tema. Tinha que fazer três frases e o menino foi para casa e viu a sua mamãe falando no telefone: "Cala a boca, cala a boca, cala a boca!" e ele escreveu "Cala a boca, cala a boca, cala a boca!"

E viu a irmã cantado uma música: "Eu vou de táxi, eu vou de táxi, eu vou de táxi." e ele escreveu "Eu vou de táxi, eu vou de táxi, eu vou de táxi."

E viu o irmão vendo TV e dizendo: "Eu sou o Batman, eu sou o Batman, eu sou o Batman!" e ele escreveu "Eu sou o Batman, eu sou o Batman, eu sou o Batman!"

Ele foi para a escola e a professora falou:

- Joãozinho, você fez o tema?

E ele disse:

- Cala a boca, cala a boca, cala a boca!

- Vai já pra diretoria!

- Eu vou de táxi, eu vou de táxi, eu vou de táxi.

- Quem você pensa que é?

- Eu sou o Batman, eu sou o Batman, eu sou o Batman!


OBS: Esta piada não pretende incentivar o desrespeito na escola. Se prestarem bem atenção, o menino não teve intenção de ofender a professora, mas foi ela que viu "maldade" na fala dele.


Além disso, preparei 5 piadas diferentes apropriadas para essas crianças, as quais entreguei impressas para que eles lessem e, acima de tudo, tentassem entendê-las (interpretação de texto).












E olha que na última Provinha Brasil caiu uma questão com uma piada que havia para ser lida pelas crianças. Atenção a isso!

/ Edü

2 comentários:

  1. Está de mais!!!! Lembrei de outra, do Joãozinho, que pode contribuir para a reflexão da prática pibidiana na escola. O Joãozinho disse à professora: "não entendi" e então ela explicou de novo; ele disse mais uma vez: "não entendi" e ela falou de novo; mais uma vez ele repetiu "não entendi" e ela repetiu mais uma vez o que havia dito. Então o Joãozinho disse: "professora, eu disse que eu não entendi; eu não disse que eu não ouvi.". Esta piada fala da importância de escutar com seriedade o que as crianças têm a nos dizer. Além disso, faz uma problematização do que é ensinar, não é mesmo? Abraço freireano, Ana Freitas.

    ResponderExcluir
  2. hahahahhaa...
    É verdade!!!

    ResponderExcluir