domingo, 17 de março de 2013

Árvore dos sonhos... Trabalhando com poesias.

No dia 12/03 iniciei as atividades com a turma do 4º ano, sobre poesia.
A proposta de trabalhar com esse tema surgiu da professora titular da turma, quando me ressaltou a data do dia nacional da poesia 14/03/13.
Iniciei a aula realizando a leitura da seguinte poesia...

CONVITE
Poesia é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio e pião.
Só que
Bola, papagaio e pião.
De tanto brincar, se gastam,
As palavras não:
Quanto mais se brinca
Com elas,
Mais novas ficam.
Como água do rio,
Que é água sempre nova.
Como cada dia,
Que é sempre um novo dia.

(Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 1991).

   Depois da leitura, provoquei uma conversa sobre poemas, fazendo-os observar a estrutura, o jogo das palavras, a beleza, os versos, etc. Após a reflexão, realizei uma nova leitura da poesia "O Mapa" de Mario Quintana, já fazendo um link com a próxima semana onde Porto Alegre comemorará mais um aniversário. Realizamos a leitura coletiva e após, entreguei para cada aluno um cartão, para que em casa, fizessem um poema, um verso ou até mesmo uma frase, em homenagem à Porto Alegre.

   Um fato que me chamou bastante atenção neste dia, foi que ao passar o livro de poesias (Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 1991) para os alunos manusearem, me surpreendi com o que vi! Esperava que os alunos fossem apenas olhar o livro, folheando rapidamente, mas o que presenciei foi diferente! Eles não só olhavam, folheavam, como liam, poesia por poesia, o que me deu uma sensação de satisfação e missão cumprida.


   Para a nossa próxima aula, solicitei como tema de casa, a escrita da homenagem e informei-os que recitariam as produções uns aos outros, em uma espécie de mini sarau. Acredito no quanto a escrita é um valioso instrumento de comunicação e socialização, que nos permite compartilhar experiências, conhecimentos. Por isso lancei esse desafio para a turma do 4º ano e me surpreendi com os resultados.

---------------------------------------------------------------------------------------------
   Então, no dia 13/03 solicitei que cada aluno fosse até a frente da classe e recitasse sua homenagem. Tive mais uma surpresa pois foram poucos os que se recusaram  a realizar a leitura para os colegas. Todos realizaram a tarefa e ficaram orgulhosos em ler sua produção para os demais.

   Finalizamos a atividade com a colagem dos cartões na árvore dos sonhos e com a exposição da mesma no corredor da escola, para as demais turmas apreciarem.







Seguem duas produções:

Porto Alegre
É demais,
De bombacha,
E cuia na mão,
É um povo de amor incondicional...

Seu Grenal,
Ao parque Harmonia,
A sua alegria,
Isso me faz pensar...

Porto Alegre é demais...

- Vitória Barbosa.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Feliz aniversário Porto Alegre.
Mas ba Tchê!

- Raysa.

   Fiquei muito feliz ao ver o envolvimento e a dedicação que a turma do 4º ano demostrou. Acredito que se depender da criatividade, da participação e da vontade de aprender, esses pequenos escritores vão dar um show neste ano.  

/ Jaque Vallier.

Um comentário:

  1. Querida Jaque.
    Estamos felizes com a parceria com nossa turma.
    Essa atividade ficou muito interessante e as crianças realizaram com dedicação e criatividade.
    Bjão da Prof.Marina

    ResponderExcluir