Essa semana, 19 de abril, comemora-se o dia do Índio, mas não adianta lembrar dos índios apenas um dia porque eles fazem parte da nossa história. Quando o Brasil foi descoberto, os índios já moravam por aqui (dizem que havia mais de 1.000 povos indígenas nessa época :O Atualmente são mais ou menos 238 povos). Mas, se todo dia é dia do índio, por que uma data especifica? Bem, é que nesse dia, no ano de 1940, ou seja, 73 anos atrás (provavelmente o dia é mais velhinho que nossos avós!), foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de mostrar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos fizessem algo para melhorar a qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.
QUEM SÃO OS ÍNDIOS?
Se veio em sua cabeça a imagem de um homem com pinturas pelo corpo e um cocar na cabeça, você acertou! Mas não é só isso! Estes índios, como descrevi acima, pertencem a um tipo de tribo. Vocês nunca foram no Centro de Porto Alegre e encontraram algumas pessoas fazendo cestos e artesanatos lindíssimos na rua? Pois é, estes também são índios e nem por isso usam cocar :D Legal, não é?
VAMOS BRINCAR DE ÍNDIO?
Nesta semana foi realizada uma gincana indígena com a turma do 1º ano. Escolhemos um tipo de tribo indígena (aquela que estava aqui quando o Brasil foi descoberto) e dividimos a sala em três tribos diferentes: a equipe azul - TRIBO DE DEUS, a equipe vermelha - TRIBO DOS ANJOS e a equipe amarela - TRIBO DOS ÍNDIOS CAMPEÕES (os nomes foram escolhidos pelas próprias tribos e cada um recebeu uma tira de TNT corresponde a sua cor para colocar no pulso). Segue abaixo as brincadeiras realizadas:
O COCAR DO ÍNDIO: As três equipes formam 3 colunas (um atrás do outro). Cada criança recebe uma tira de papel pardo que servirá de "base" para o cocar. Mais ou menos 2 metros à frente de cada equipe, haverá uma caixa com várias "penas" de papel nas cores das equipes (e em outras cores também), nas quantidades equivalentes ao número de participantes. As "penas" estão todas misturadas. Dado um sinal, o primeiro de cada coluna corre até o local onde estão as penas, separa 5 da sua cor e com a ajuda de um monitor prende uma delas (com grampeador) numa tira de papel pardo, imitando um cocar. Depois de pronto deve segurar o cocar na cabeça e voltar à sua coluna, bater na mão do colega da frente e ir para o final da mesma. Imediatamente, o primeiro deverá sair e fazer a mesma coisa. A equipe que terminar primeiro e todos os componentes estiverem com o cocar, será a vencedora.
Equipe vencedora: TRIBO DOS ÍNDIOS CAMPEÕES! (fazendo jus ao nome escolhido, hehe)
Material necessário: folha de ofício para as penas, papel pardo para as tiras e grampeador.
A atividade contou com 4 monitoras: 3 responsáveis por cada tribo e uma que "comandava" a brincadeira.
CAÇA ÀS PENAS: Cada equipe (já com seus cocares direitinho na cabeça) recebe um papel de ducas dizendo que a tribo deve procurar pela escola inteira 5 penas escondidas da cor de sua equipe (para evitar que uma tribo não pegue da outra), para montar o cocar do cacique (que é o monitor de cada grupo). Vence a equipe que conseguir reunir todas as penas e correr até um local indicado para que a monitora da brincadeira monte o cocar do cacique.
Papel de dicas:
Encontre 5 penas da cor de seu grupo para montar um cocar para o cacique!
DICAS:
- Puxa, que sol! Que tal a sombra de uma árvore? (penas escondidas nas árvores)
- Hmmm, que fome! Que tal uma passadinha no bar? (penas escondidas no bar)
- Sede! Sede! Sede! Preciso de água! (penas escondidas no bebedor)
- Estou tão cansado! Acho que vou sentar em um dos bancos da escola... (penas escondidas embaixo dos bancos da escola)
- Obaaa, pingue-pongue! (penas escondidas embaixo da mesa de pingue-pongue do pátio da escola)
Equipe vencedora: TRIBO DE DEUS!
Material necessário: folha de ofício para as dicas e penas coloridas.
A atividade contou com 4 monitoras: 3 responsáveis por cada tribo e uma que "comandava" a brincadeira.
De volta a sala, montamos um texto coletivo onde as crianças iam dizendo passo a passo de como a primeira brincadeira foi realizada. Eles quiseram mudar o nome da brincadeira, portanto esta passou a se chamar ÍNDIO CAÇADOR DE PENAS :D
Confere aí o texto coletivo criado pela turma 11:
De volta a sala, montamos um texto coletivo onde as crianças iam dizendo passo a passo de como a primeira brincadeira foi realizada. Eles quiseram mudar o nome da brincadeira, portanto esta passou a se chamar ÍNDIO CAÇADOR DE PENAS :D
Confere aí o texto coletivo criado pela turma 11:
"SAÍMOS DA SALA E FOMOS PARA O PÁTIO DE ESPORTE;
FORMAMOS TRÊS FILAS, UM ATRÁS DO OUTRO;
PROFE JÉSSICA CONTAVA ATÉ 3 E DIZIA "JÁ!";
O PRIMEIRO DA FILA CORRIA ATÉ UMA CAIXA PARA PEGAR 5 PENAS DE PAPEL DA COR DO SEU GRUPO PARA MONTAR O SEU COCAR;
O CACIQUE GRAMPEAVA E A GENTE COLOCAVA NA CABEÇA, BATIA NA MÃO DO COLEGA E IA PRO FINAL DA FILA E O PRIMEIRO IA;
A EQUIPE AMARELA DA TRIBO DOS ÍNDIOS CAMPEÕES FOI A VENCEDORA!"
RECOMPENSA PARA AS EQUIPES VENCEDORAS
OUTRAS BRINCADEIRAS
1) ÍNDIO, ÍNDIO, ÍNDIO... CACIQUE!: Crianças sentam em roda e uma fica do lado de fora batendo nas cabeças: índio, índio, índio, índio, cacique. Quando disser cacique, a criança se levanta e tenta pegar a que estava de pé (igual a brincadeira Ovo Podre).
2) CURUMIM VAI PARA A OCA: distribuir bambolês aleatoriamente pelo chão. Iniciar com a mesma quantidade de crianças participantes. As crianças devem caminhar entre os arcos, ao sinal do professor “Curumim vai pra Oca!!!” devem entrar no arco. Os arcos devem ser suprimidos um a um a cada rodada.
Obs: sei que o post ficou grande, mas antes de terminar queria agradecer aos meus colegas pibidianos que deram o maior apoio nessa brincadeira, inclusive a supervisora Lídia, que ajudou a pintar as penas de papel, e também um agradecimento super especial a profe Nina, que me concedeu um tempão da sua aula e ainda participou ativamente das brincadeiras! MUITO OBRIGADA!
Beijos, Jé
Vocês deixam as brincadeiras mais bacanas para quando eu não estou na escola! Buáá
ResponderExcluirEdü
hehehehehehehhehe, pois é né...
Excluiressa tua atividade, foi maravilhosa. Fiquei honrada em participar, muito bem elaborada e divertida. As crianças adoraram.
ResponderExcluirJamille
Oi galera,agora olhando as fotos bateu uma saudade.fui aluno nos anos 80 e até hoje a escola está do mesmo jeitinho.saudades desse tempo
ResponderExcluir