domingo, 28 de abril de 2013

De Utilidade Pública...

Paulo Freire: um ano como Patrono da Educação Brasileira!

O educador Paulo Freire


Abril é um mês de celebração na história da educação freiriana!
No dia 2 de abril de 1963, o educador Paulo Freire, na presença do então presidente da República, João Goulart, do governador do Rio Grande do Norte, Aluísio Alves, e de vários outros governadores do Nordeste, participava da cerimônia de entrega de certificados da primeira turma de alfabetização de adultos de Angicos (RN). Depois de 40 horas de curso, interagindo com os alunos e com a realidade deles, o resultado alcançado foi 300 adultos alfabetizados.
Num curto espaço de tempo, o pequeno município de Angicos recebia novos leitores. Em seu discurso, Paulo Freire enfatizou os princípios científicos e filosóficos do seu método, propondo uma educação que conscientizasse o povo brasileiro e impulsionasse os alfabetizandos a serem “sujeitos da sua própria história”. Nascia em Angicos uma metodologia inédita de alfabetização de jovens e adultos.
Há um ano, em 16 de abril de 2012, foi publicada, no Diário Oficial da União, a lei nº 12.612, sancionada pela presidenta da República, Dilma Roussef, declarando o educador e filósofo pernambucano Paulo Freire (1921-1997) Patrono da Educação Brasileira.
Celebramos com alegria esses fatos históricos, reconhecendo a imensa contribuição de Paulo Freire, para sempre presente entre nós, alimentando o sonho de uma educação emancipadora e de um país, como ele dizia, menos malvado.
#ESPECIAL PAULO FREIRE 
Toda a obra disponível no Centro de Referência Paulo Freire grátis para baixar AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário