Em homenagem ao dia internacional do livro infantil, na primeira semana do mês de abril, foi realizada a contação da história "Bicharando com as cores", para a turma 41 na biblioteca da escola.
Ao começar a leitura pude perceber olhares atentos, e algumas expressões de surpresa. E conforme eu realizava a contação, essas reações se intencificavam, pois a história possui realmente diversos elementos diferenciados, como o nome dos animais, a cor fictícia, a mistura de cores primárias para formação das cores secundárias etc.
Ao finalizar a contação realizei algumas perguntas como:
1.O que acharam da história? E as respostas foram diversas...
-Muito criativa!
- Gostei muito da história!
- Muito legal!
2. Se notaram algo diferente nela?
- As Rimas.
- Sim. o nome dos animais.
Tiveram até dúvidas, curiosidades e sugestões como:
-Por que Girafranca?
-Não existe elefante rosa né?
- Podemos trabalhar a mistura das cores em uma aula de artes? ( Profª Marina).
E essa inquietação não parou por aí... Para compreenderem a intenção da história tive que explicar alguns exemplos:
O nome dos animais chama atenção, por que é o resultado da mistura de cores. No exemplo da Elefrosa = elefante rosa; é através da mistura da cor branca e da cor vermelha, que cria-se a cor rosa.
A cor que os animais possuem também é fictícia, pois não existe elefante cor de rosa.
E a mistura das cores primarias formam as cores secundárias. Além da história estar combinada em rimas.
Pude perceber que histórias fictícias como essa, mexem com o imaginário das crianças. Eles demonstram-se curiosos, gostam da fantasia e estão sempre dispostos ao novo. Com isso, posso afirmar que o nosso primeiro encontro na biblioteca foi muito gratificante e acolhedor! Pude notar que a participação, o envolvimento, e a vontade de aprender estão presentes em cada olhar dos alunos da 41!
Esta história entrou por uma porta e saiu pela outra quem quiser que conte outra! ;)
Jaque Vallier.
Achei muito intressante!
ResponderExcluirSempre acreditei na capacidae de todos vocês.
Lídia
Jaque, gostei de ver tua reflexão a partir da escuta das crianças! Estes apontamentos podem dar início a um artigo.... abraço freireano, Ana Freitas.
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