domingo, 14 de abril de 2013

School Tour

Dessa vez, "peguei emprestado" a Turma do 1º ano para realizar, junto da profª Nina, uma passeio pela escola. Algumas crianças são novas na escola e é importante que, desde cedo, elas possam conhecer os diferentes espaços que a escola tem.

Claro que não fomos a todos os locais, mas em vários diferentes pelos 3 prédios do colégio. Então, no dia seguinte, retornei à sala da turma para fazermos uma lista de todos os locais que elas lembravam e o que vimos lá. Depois, propus um desafio à turma: colocar em ordem, do primeiro ao último, os locais que visitamos. Isso trabalhou a sequenciação e ordenação dos fatos. Mas não parou por aí. As crianças ainda situaram cada local visitado dentro do seu respectivo prédio da escola, o que foi um exercíco de conjuntos (conteúdos e continentes).

Depois de ter todas essas informações organizadas, construimos um texto coletivo sobre o passeio que irá para o jornal. Eu e profª Nina fomos ajudando na construção narrativa dos fatos. O texto, com as palavras das crianças sobre a "excurção da escola" ficou demais! Confiram:

PASSEIO DA TURMA 11

NOSSO PASSEIO FOI DENTRO DA NOSSA ESCOLA. FOMOS NA BIBLIOTECA. LÁ TINHA MUITOS LIVROS, SOFÁS, TV E TROFÉUS. DEPOIS FOMOS NA SALA ONDE FICA A KAKÁ E NA SALA DA VICE-DIRETORA CIDA. AÍ ENTÃO, NÓS VISITAMOS A SALA DOS PROFESSORES. LÁ TEM UM ARMÁRIO BEM GRANDE DOS PROFES E UMA MESA BEM GRANDE, BANHEIRO E COMPUTADOR. TAMBÉM CONHECEMOS A SECRETARIA. DAÍ FOMOS NA BRINQUEDOTECA, QUE FOI O LUGAR PREFERIDO DE QUASE TODO MUNDO DA NOSSA TURMA. OS BRINQUEDOS QUE VIMOS LÁ: CAVALINHO, HOMEM DE GELO, BONECAS, CARRINHO DE COMPRAS, ESPADA, BOLA, CARROS, XILOFONE E MUITOS OUTROS. TAMBÉM FOMOS NO AUDITÓRIO, ONDE TEM O PALCO E CORTINAS. DAÍ FOMOS NA SALA DE ÁUDIO E VÍDEO, ONDE A GENTE OLHA FILME. AÍ FOMOS NO FINANCEIRO E DEMOIS OI PARA A PROFE PATRÍCIA. POR ÚLTIMO, VISITAMOS A SALA DA SÔRA ROSA. QUE PASSEIO COMPRIDO! E DESCOBRIMOS QUE A ESCOLA TEM 3 PRÉDIOS! E GOSTAMOS DE ESPIAR PELAS JANELAS.


Visitando a sala da vice-diretora Cida.



Explorando a Brinquedoteca.

Relembrando o passeio: organização espaço-temporal.






Texto coletivo escrito com toda a turma do 1º ano.

 
 
 
 
 
As crianças também fizeram desenhos sobre o passeio. Algumas desenharam o local que mais gostaram de conhecer e outras desenharam uma visão geral da escola e dos locais visitados.
 
 
/ Edü

Nenhum comentário:

Postar um comentário