Há momentos em que
as pessoas enfrentam situações que impedem a harmonia em grupo. Na Turma 21 (2º
ano) não é diferente. Com isso, foi organizada uma atividade que fizesse as
crianças refletirem e buscarem melhorar suas atitudes. Assim, o trabalho e convivência
em grupo pode se tornar mais tranquilo e sem complicações. Por vezes, são
pequenas ações que contribuem bastante para um bom funcionamento no ambiente.
A turminha vinha
apresentando dificuldades de entrosamento com os colegas e professores,
desordem do ambiente, respeito e busca de soluções de forma não apropriada.
Para mudar esta situação, foi preciso algo para ser trabalhado de maneira
concreta, os fazendo pensar sobre o assunto, através de regras básicas.
A atividade começou
com a leitura do livro “Rita, não grita”, de Flávia Muniz, que conta a história
de uma menina que chorava e brigava por tudo, não buscando solucionar e
dialogar. Percebendo que isso a afastou dos amigos, ela resolveu tratar as
dificuldades de outra maneira, e obteve sucesso.
Aproveitando a
ideia de uma brincadeira que havia na história, cada aluno recebeu um balão que
continha frases relacionadas à turma, como “Levantar o dedo ao falar”,
“Respeitar colegas e professores”, “Usar lixeiras”, “Respeitar filas e colegas
que nelas estão”, entre outras. As crianças comentaram sobre cada uma e todos expuseram seus desejos e
quais mudanças poderiam ser feitas.
Em seguida, foi
montado um cartaz com as frases e desenhos feitos pelos alunos, sobre “Atitudes
para melhorar a turma”. Sobre ele, a aluna Milena comentou: “Eu achei que foi
importante fazer o cartaz, porque a turma estava brigando muito. Só que tem
colegas que ainda não estão fazendo o que está no cartaz.”
Mas, aos poucos, a
turminha vai mostrar que valeu a pena e dar um show de exemplo.
/ Jamille
Nenhum comentário:
Postar um comentário