sábado, 5 de outubro de 2013

Convivendo melhor juntos



Há momentos em que as pessoas enfrentam situações que impedem a harmonia em grupo. Na Turma 21 (2º ano) não é diferente. Com isso, foi organizada uma atividade que fizesse as crianças refletirem e buscarem melhorar suas atitudes. Assim, o trabalho e convivência em grupo pode se tornar mais tranquilo e sem complicações. Por vezes, são pequenas ações que contribuem bastante para um bom funcionamento no ambiente.

A turminha vinha apresentando dificuldades de entrosamento com os colegas e professores, desordem do ambiente, respeito e busca de soluções de forma não apropriada. Para mudar esta situação, foi preciso algo para ser trabalhado de maneira concreta, os fazendo pensar sobre o assunto, através de regras básicas.

A atividade começou com a leitura do livro “Rita, não grita”, de Flávia Muniz, que conta a história de uma menina que chorava e brigava por tudo, não buscando solucionar e dialogar. Percebendo que isso a afastou dos amigos, ela resolveu tratar as dificuldades de outra maneira, e obteve sucesso.

Aproveitando a ideia de uma brincadeira que havia na história, cada aluno recebeu um balão que continha frases relacionadas à turma, como “Levantar o dedo ao falar”, “Respeitar colegas e professores”, “Usar lixeiras”, “Respeitar filas e colegas que nelas estão”, entre outras. As crianças comentaram sobre  cada uma e todos expuseram seus desejos e quais mudanças poderiam ser feitas.

Em seguida, foi montado um cartaz com as frases e desenhos feitos pelos alunos, sobre “Atitudes para melhorar a turma”. Sobre ele, a aluna Milena comentou: “Eu achei que foi importante fazer o cartaz, porque a turma estava brigando muito. Só que tem colegas que ainda não estão fazendo o que está no cartaz.”

Mas, aos poucos, a turminha vai mostrar que valeu a pena e dar um show de exemplo.










/ Jamille


Nenhum comentário:

Postar um comentário