Aprender coisas novas é bem legal, mas aprender saboreando deliciosas frutas é melhor ainda!
Um pouquinho antes das férias, a turma do 1º ano pôde experienciar isso!
Como eles estão aprendendo sílabas, o grupo do PIBID resolveu deixar essa aprendizagem um pouquinho mais saborosa!
Fizemos a contação da história "O ratinho, o morango vermelho e o grande urso esfomeado" (pertencente a Coleção Itaú de livros infantis), e depois estudamos as silabas das frutas MAÇÃ, BANANA, PÊRA, MORANGO E UVA, experimentando um pouquinho de cada uma.
A turma também pode sentir o cheirinho dessas frutas friccionando as mãos no desenho (como se faz em revistinha de perfume). Até quem disse que não gostava de fruta no início da atividade, terminou-a lambendo os beiços! hehehe
Após a atividade, montamos em conjunto um gráfico das frutas preferidas da turma. Maçã, banana e pera não receberam nenhum voto, em compensação morango recebeu 7 e uva, com 9, foi a fruta que mais recebeu votos, sendo assim a preferida da turma.
Depois disso, ainda brincamos de um jogo chamado "Colhendo maçãs" (elaborado pelo grupo do PIBID). Abaixo segue as instruções e regras de como funciona o jogo:
- Desenhe uma macieira no quadro;
- Recorte pequenos pedaços de papel vermelho e escreva sílabas neles;
- Com uma fita dupla face, cole os papéis no quadro dentro de cada maçã, de modo que a sílaba não apareça.
Regras:
- Formem dois grupos de crianças (A e B, por exemplo). Obs: um atrás do outro; é o primeiro da fila quem começa.
- O primeiro do grupo A "colhe" uma maçã na árvore e descobre qual a sílaba escondida. Sua tarefa é dizer em voz alta uma palavra que contenha aquela sílaba (em qualquer parte da palavra).
Nesse momento o grupo não pode ajudar. Se ele não souber, passa a vez pro primeiro integrante do outro grupo (grupo B). Se este também não souber, rebate a vez para o primeiro grupo (grupo A) e agora sim, o grupo (no caso o A) inteiro pode ajudar. Caso também não saibam, a peça é "descartada" e mais tarde a professora retoma sobre as silabas que eles não conseguiram. Assim que um integrante (ou o grupo, caso for necessário) conseguir dizer uma palavra, um ponto é marcado para o grupo e passa a vez para o próximo do grupo. Quem estava no primeiro lugar, vai pro final da fila e será assim até que todos tenham jogado. Ganha o grupo que fizer mais pontos. No caso da turma 11, aconteceu um empate! :D
Saber com sabor tem sido a marca das/o pibidianas/o na Escola Otávio de Souza. Parabéns! (Se eu tivesse direito a voto, a banana seria contemplada no gráfico da fruta que mais gosta). Abraço freireano, Ana Freitas.
ResponderExcluir