Como no dia 22 de agosto há o dia do folclore, a turma da pré -escola trabalhou neste mês as lendas do folclore brasileiro. Mas ante de mais nada, vocês sabem o que e uma lenda? Pois então da a os alunos da Pré-escola vão te ensinar:
"Lendas são coisas que existiram há muito tempo atrás, que pode ser verdade ou não" - Maria Luiza.
"Uma lenda foi contada ha muito tempo atrás, mas não existe, é só pra colocar medo" - Bruna
E a turma toda concorda que: "A lenda você pode acreditar ou não".
Contei então para turminha a lenda "Festa no Céu", que explica a origem da carapaça da tartaruga ser toda em pedacinhos. E carapaça para quem não sabe e o "casco" que a tartaruga carrega nas costas. Depois de contada a lenda, cada um fez a sua tartaruga com pratinho de papel.
E no final quando todas já estavam prontas cada um deu um nome a sua tartaruga. O Wellinton, por exemplo, deu o nome de Chocolate para sua, e a Laura nomeou a sua de Mel. A turma da Pré-escola esta de parabéns as tartarugas ficaram lindas, ate a profe Claudinha fez a dela.
Como esta turma é muito criativa, ate inventaram um final outro final para a lenda contada. Na versão original a tartaruga cai de dentro da viola do urubu na terra, e quebra toda sua carapaça. O final alternativo da turma seria:
"Um outro pássaro, amigo do urubu, podia ouvir os gritos de socorro da tartaruga, e salvar ela de cair na terra."
Momento da contação da lenda:
São três passos fáceis para fazer a tartaruga: Pintar e cortar.
Até a profe Claudinha fez a sua.
Segundo passo colar papel verde no pratinho.
E por último colar o pratinho na tartaruga.
A turminha também fez desenhos da história: