Nos diferentes jornais que existem, às vezes
encontramos histórias em quadrinhos (que também podemos chamar de HQ). E
como as turmas da manhã estão envolvidas no projeto do jornal da escola,
resolvi preparar uma atividade com a Turma 31 (3º ano) que abordasse justamente
alguma coisa presente nos jornais populares.
Esta atividade ocorreu ainda em abril (é, eu sei,
estou postando atrasado) na época do aniversário de 50 anos da Turma da Mônica.
Por causa disso, a professora Lourdes já estava trabalhando com gibis. Mas nem
todo mundo da turma sabia como se lia uma história em quadrinhos. Por isso, foi
preciso primeiro explicar como funciona a leitura dos balões com as falas das
personagens.
Em seguida, cada criança recebeu uma tirinha em
preto e branco com os balões vazios. Os alunos precisaram inventar a conversa
dos personagens conforme a cena que estavam vendo na tirinha. Depois, também puderam
colorir.
Achei muito legal que algumas crianças até
fizeram balões a mais para botar mais diálogo. Claro que alguns escreveram mais
que outros, mas o importante é que utilizaram tanto sua imaginação como a
interpretação da cena para elaborar falas adequadas.
E aqui, algumas tirinhas prontas. Algumas imagens não ficaram muito nítidas, porque as tirinhas foram fotografadas (eu não tive como escanear).
O que mais me deixou feliz foi ver que algumas
crianças, depois dessa atividade, espontaneamente pegaram gibis para ler. E
tomara que também parem para ler as tirinhas dos jornais quando encontrarem por
aí.
/ Edü
Nenhum comentário:
Postar um comentário