Pessoalmente, acredito que não adianta fazermos um jornal da escola com as crianças, se elas não estão acostumadas com a leitura de um jornal. Ler um jornal não é como ler um livro. O jornal possui uma linguagem própria. Essa “linguagem” são elementos do jornal, ou seja, as informações que estão nele.
Um jornal possui muitas outras informações do que apenas as reportagens, e saber ler um jornal significa saber procurar as informações que precisam.
Claro que isso não ocorre de uma hora para a outra, e é preciso respeitar os níveis de cada idade e cada turma.
Com a Turma 31 (3º ano), nós conversamos um pouco sobre nosso jornal primeiro, para depois analisarmos outros jornais conhecidos na cidade. Organizei com a professora Lourdes, titular da turma, a turma em duplas, e cada dupla recebeu algum jornal diferente famoso na nossa cidade.
Foi muito legal ver as crianças explorando livremente o jornal, folheando-o e conversando sobre o que viam. Para muitos, foi um primeiro contato significativo com o jornal. O que mais chamou a atenção da turma foram as notícias sobre esportes e fotos de artistas. Ah, e também gostaram muito de procurar as letras capitulares.
Um jornal possui muitas outras informações do que apenas as reportagens, e saber ler um jornal significa saber procurar as informações que precisam.
Claro que isso não ocorre de uma hora para a outra, e é preciso respeitar os níveis de cada idade e cada turma.
Com a Turma 31 (3º ano), nós conversamos um pouco sobre nosso jornal primeiro, para depois analisarmos outros jornais conhecidos na cidade. Organizei com a professora Lourdes, titular da turma, a turma em duplas, e cada dupla recebeu algum jornal diferente famoso na nossa cidade.
Foi muito legal ver as crianças explorando livremente o jornal, folheando-o e conversando sobre o que viam. Para muitos, foi um primeiro contato significativo com o jornal. O que mais chamou a atenção da turma foram as notícias sobre esportes e fotos de artistas. Ah, e também gostaram muito de procurar as letras capitulares.
Por último, elaborei com a turma um texto coletivo, retomando tudo o que aprendemos. Ou seja, o que eles foram dizendo sobre essa atividade (que demorou ao todo 3 dias), eu fui anotando, ajudando quando necessário na hora de retomar certos pontos que havíamos estudado para que nada ficasse de fora. Veja como ficou:
"Estudamos o nosso jornal e outros da nossa cidade. Aprendemos que o texto é em colunas e que tem uma letra grande chamada capitular. Procuramos os nomes dos repórteres e investigamos as notícias e descobrimos que os jornais servem para a gente se informar. O jornalista busca as reportagens e o jornaleiro vende os jornais. No nosso jornal não tem propaganda, porque não queremos vender nada. O nosso jornal é grátis e não é colorido. No cabeçalho aparece a data, o local e a edição do jornal. Esse estudo nos ajudou a entender a estrutura do jornal para conseguir lê-lo melhor."
"Estudamos o nosso jornal e outros da nossa cidade. Aprendemos que o texto é em colunas e que tem uma letra grande chamada capitular. Procuramos os nomes dos repórteres e investigamos as notícias e descobrimos que os jornais servem para a gente se informar. O jornalista busca as reportagens e o jornaleiro vende os jornais. No nosso jornal não tem propaganda, porque não queremos vender nada. O nosso jornal é grátis e não é colorido. No cabeçalho aparece a data, o local e a edição do jornal. Esse estudo nos ajudou a entender a estrutura do jornal para conseguir lê-lo melhor."
- Turma 31
Profª Lourdes e eu acreditamos que esse tipo de trabalho promove o processo de letramento, quando o sujeito encontra a função social da leitura e escrita dentro de uma situação concreta no contexto da cidadania.
Estou muito orgulhoso dessa minha turma e de seus aprendizados!
/ Edü
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