A ideia para a criação do jornal surgiu durante o Seminário de Verão do GEPED, em janeiro de 2013. Desde o ano passado, nosso grupo vêm estudando e discutindo sobre a criação de um projeto de intervenção pedagógica que seja também coletiva e integradora de todas as turmas atendidas pelos bolsistas do PIBID em cada escola. Durante o seminário, retomamos essa discussão, analisamos as dúvidas, possíveis dificuldades etc.
Nosso grupo resolveu apostar as fichas em fazer esse projeto tomar forma através de um jornal. Com ele, tentaremos que as turmas trabalhem progresisvamente em maior contato uma com as outras. Também podemos estimular o hábito da leitura e escrita, o que afeta os processos de alfabetização e letramento.
Além disso, esse jornal servirá também como forma de registrar fatos do cotidiano escolar, como as crianças se relacionam não só com os conteúdos escolares, mas também com as ocorrência da escola como um todo. Portanto, o jornal trará as atividades realizadas pelas turmas (em sala de aula, nas oficinas, na progressão...), como também notícias do dia a dia delas.
Desejamos que os alunos, gradualmente, tenham maior controle, autonomia e iniciativa sobre a dinâmica do jornal, contando com a mediação de seus professores e pibidianos.
O jornal servirá também como forma de as famílias acompanharem as atividades dos alunos e as notícias de dentro do colégio, permitindo-lhes maior participação na vida escolar de seus filhos.
Tudo isso, obviamente, sendo feito de forma ética e responsável.
/ Edü
Nenhum comentário:
Postar um comentário