domingo, 3 de novembro de 2013

Histórias e Contos de Sacudir o Esqueleto...

A turma do 4º ano (41) ouviu nesta quarta feira 30 de outubro, véspera de  Halloween, a contação da história “Sete Histórias Para Sacudir O Esqueleto”da autora Ângela Lago.


As crianças foram convidadas para assistir a contação no auditório da escola, com direito a vela acesa e tudo! Isso, para dar um clima ainda maior e um ar de suspense a leitura! A escolha do lugar foi estratégica, visto que, no auditório da escola, se bem  fechadas as cortinas o ambiente fica ainda mais escuro.


Durante a história era possível ver diversas expressões nos rostos dos alunos, expressões de: euforia, medo, nervosismo, alegria, mas o que mais chamou atenção foi o silêncio que faziam no momento da leitura. Estavam tão atentos às historias que pareciam até hipnotizados pela luz da vela! Foi muito interessante trabalhar com este tipo de literatura, pois geralmente as crianças estão tão habituadas com as literaturas clássicas, romances, ficção, etc. pois, pouco se trabalha com histórias de suspense.



Ao final da contação, ainda em roda, pedi para que os alunos contassem alguma história de suspense, que já haviam ouvido na família. Três alunos deram seus relatos. A aluna Carla contou sobre “O caso do chuveiro”, Eric sobre “O bicho peludo que andava como o homem”e  Vitória Barbosa sobre “O vulto e a cama bagunçada”.

Depois de compartilhados as narrativas populares. Nos dirigimos para a sala de aula, onde a atividade proposta foi a de criar um conto de suspense ou terror junto, em duplas, o conto deveria ter título e seguir uma estrutura com começo, meio e fim.

O resultado você confere a seguir:

Conto de terror
Era uma vez três amigos, Lucas, Glauber e Gabriel. Um dia eles foram ao cemitério para cortar caminho e se perderam. Viram vultos, mas continuaram caminhando. Até que ouviram vozes, e daí, saíram correndo para achar a saída.
Autores: Lucas, Glauber, Gabriel.

A menina assustada
Certo dia, uma menina chamada Sophia ouviu algumas vozes, e não era de sua família, vinha da sala.  Sophia foi ver o que era, mas não viu nada e voltou para seu quarto. Quando voltou para seu quarto, viu um vulto e saiu correndo.  Quando sua mãe e seu pai chegaram, ela contou o que tinha acontecido. No outro dia ela estava brincando com seus amigos e contou o que tinha acontecido, mas chamaram ela de louca. À noite quando estava dormindo ouviu barulhos, mas continuou a dormir. Esse vulto era o seu maior inimigo.
Autoras: Luana e Vitória.

Gostou do que leu? Agora tente lembrar de um conto popular, que você já ouviu em sua família e compartilhe com seus amigos! Eles vão se arrepiar! 







Jaque Vallier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário