Demorou mas aqui está, a postagem sobre o jogo ortográfico realizadocom a turma 51 . Com o objetivo de trabalhar as dificuldades ortográficas regulares e irregulares de uma forma lúdica. O nome do jogo e "Forca Ortográfica", logo a seguir seguem as regras e os materiais necessários pra o jogo. Os alunos se entusiasmaram muito com o jogo mostrando que mesmo não sendo mais "pequeninhos" o lúdico os atrai, e como educadores devemos usar este recurso a nosso favor, para a melhor aprendizagem dos alunos.
Regras:
*A turma é dividida em 3 ou 4 grupos dependendo do número de alunos, cada grupo será uma equipe e cada uma terá uma forca;
*Cada aluno ganhará no começo do jogo uma ficha para anotar as palavras do jogo.
*Cada grupo escolhe um representante da rodada inicial;
*A professora coloca as “forcas” dos grupos no quadro;
*Os representantes decidem qual equipe iniciará;
*O representante da equipe que iniciará retira uma carta fechada da caixa enigmática e entrega para professora;
*O representante volta para sua equipe, a professora retira a palavra da carta e não mostra para ninguém, logo após já faz os “tracinhos” no quadro de acordo com o número de letras;
*As equipes uma á uma começam a dizer as letras. Quando uma equipe disser uma letra que não é da palavra, uma parte do corpo é colada sua forca. Ganha rodada a equipe que tiver menos partes do corpo em sua forca.
*Quando uma das equipes descobrir a palavra da forca levantará uma placa, o representante da equipe diz em voz alta, a professora confirma ou não, se confirmar o representante deve ir até o quadro e escrever as letras que faltam. As equipes adversárias (com a ajuda da professora se necessário) avaliarão se a palavra está escrita corretamente;
Material:
- Cartões contendo palavras com dificuldades ortográficas
- Caixa para colocar as cartas;
- Partes do corpo feitas de e.v.a com velcro (cabeça, braços, pernas, e tronco, etc);
-Uma placa colorida para cada equipe.
Placas das equipes
Palavras da caixa
Partes do corpo de e.v.a
/Camila
/Camila
Nenhum comentário:
Postar um comentário