sábado, 29 de junho de 2013

Poesia na escola - parte 2

Tivemos uma ótima novidade na escola! Um aluno do 1º ano do Ensino Médio quis expôr 3 de seus poemas em nossa iniciativa POESIA NA ESCOLA, que começou aqui:

http://www.pibidotaviodesouza.blogspot.com.br/2013/04/poesia-na-escola.html

Os poemas dele são realmente impressionantes! O rapaz chamado Matheus tem muito talento! Pena que já passaram as inscrições desse ano para a Poesia no Ônibus que ocorre em Porto Alegre, se não iríamos incentivá-lo a participar. Ano que vem, com certeza, ele irá se inscrever.

É bárbaro:







Parabéns, Matheus! Você nos deixou arrepiados com seu talento! Estamos muito orgulhosos de você, e se quiser divulgar mais poemas seus na escola, nos procure. Que você trilhe um caminho de muito sucesso...

Queremos ver a manifestação de mais alunos também!

/ Edü


sexta-feira, 28 de junho de 2013

Um pouco mais de literatura, cinema e teatro para o 3º ano, por favor

Essas duas últimas semanas que se passaram foram, para a Turma 31 (3º ano) de envolvimento intenso com diferentes manifestações artísticas. E eu espero que assim continue sendo, especialmente se for arte apenas pelo deleite.

Ultimamente, venho tentando ler bastante para eles, apenas pelo ato de ler e do prazer de ouvir histórias. Escolhi algumas de minhas histórias preferidas de Literatura Infantil:





Destaque para essa autora por quem estou fascinado: Angela Lago.

Além disso, a criançada do 3º ano, junto do 2º e o 5º ano e os colegas que frequentam o Mais Educação pela manhã, foram ao Teatro da FIERGS assistirem, juntamente com outras tantas escolas presentes, a peça "O príncipe da Dinamarca" de uma companhia de teatro de São Paulo (que não lembro o nome). A peça era uma adaptação muito engenhosa da obra Hamlet, de William Shakespeare, voltada para crianças. Simplesmente incrível e que deixou todos empolgados e babando pela produção de alta qualidade. Abaixo, segue uma foto do elenco da peça:


O que eu mais gostei foi da temática sombria que a companhia imprimiu na sua adaptação da tragédia.

Por fim, eu levei para meus pimpolhos artistas do 3º ano três curtas-metragens de animação infantil: "Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore" (do studio Moonbot), "Paperman" (da Disney), e "La Luna" (da Pixar). Três histórias bem curtas, sem fala, mas que hipnotizaram a todos. Recomendo!



 


Com carinho, aos meus pequenos grandes gênios do 3º ano que fazem a arte valer à pena.

/ Dudu

terça-feira, 25 de junho de 2013

ECOLOGIA 100 %

 O 5° ano está estudando sobre a ecologia, por ser uma turma muito criativa está fazendo um ótimo trabalho sobre o assunto. Os alunos da turma 51 fizeram cartazes, vídeos e maquetes sobre ecologia. E um trabalho tão bonito e que eles se esforçaram para fazer merece ser mostrado. Depois de tudo que aprenderam e fizeram a turma quer nos deixar um recado:

ECOLOGIA 100 %

A turma 51 quer deixar uma mensagem de preservação da natureza. Para ajudar o meio ambiente podemos reciclar o lixo. Não jogar o lixo no chão. Por que o lixo entope os boeiros e causa enchente. Usar os “3R”: reduzir, reciclar e reutilizar. Evitar a poluição trocando veículos que poluentes por bicicletas ou andar a pé.
Cada um fazendo a sua parte teremos um mundo melhor!


                                                                                                                        Turma 51





                                                                                                                                            /Camila

terça-feira, 18 de junho de 2013

Aula com pipoca...




Wall-e (2008).

O filme se inicia no ano de 2700, tendo como cenário principal o nosso planeta, basicamente desabitado. Ele se apresenta como um grande depósito de lixo, no qual o personagem principal do filme, Wall-e , trabalha para compactar e organizar todo esse entulho, sozinho, uma vez que seus companheiros de profissão já se encontram estragados. Assim, ele e sua barata de estimação são os únicos habitantes daquele planeta cinzento.



Wall-e, assim como outros robôs, foram enviados para a Terra pela empresa BNL para executar esse serviço. Enquanto isso, os seres humanos se protegem de toda a toxidez de nosso planeta na estação espacial Axiom. O plano era que ficassem somente por cinco anos ali, esperando a conclusão de tal trabalho para retornarem ao nosso planeta; mas acabam ficando por aproximadamente 700 anos. Para verificar se a Terra já está habitável, a empresa envia robôs para lá, sendo um deles a Eva (, que se apaixonará pelo personagem principal (e vice-versa).



Percebemos, ao longo do filme, que os seres humanos que estão a bordo da estação espacial estão tão acomodados que são incapazes de se levantar sozinhos, ou de se locomover sem auxílio de aparelhos especiais para tal. Bastante rechonchudos, gastam seu tempo basicamente comendo, fazendo com que os robôs executem seus desejos. Além disso, vivem envoltos por uma tela que projeta imagens, deixando-os tão passivos que se tornam incapazes de reconhecer e analisar o mundo à sua volta – e também de se relacionar com as outras pessoas. Seus antepassados foram incapazes de lutar pelo planeta, deixando-o para trás, cheio de entulhos, para continuarem suas vidas preguiçosas.

Wall-e nos fornece diversos questões problematizadoras, como:  à questão do acúmulo de lixo pelo homem, o consumismo exagerado, as facilidades da vida moderna, tais como a alienação, comodismo, preguiça e problemas de saúde.

A turma 41 está trabalhando com o tema (Alimentação Saudável), e através do filme, puderam comparar  com algumas questões estudadas sobre o tema:







Alguns questionamentos realizados sobre o filme: 

  1. Quem morava na terra? Wall-e e a barata.
  2. Como era a terra? Cheia de lixo.
  3. O que mais chamava atenção no início do filme? O lixo.
  4. Quem veio à terra? E a procura de quê? A EVA. Para encontrar vida na terra.
  5. Quantos anos os humanos ficaram longe da terra? 700 anos.
  6. Quais as características dos humanos? Por quê?  Obesos; pouco inteligentes. Por que tinham todo o conhecimento pronto pelos robôs.
  7. O que aconteceu com os humanos que moravam na nave espacial? Engordaram , por que comiam alimentos gordurosos, prontos na hora pelos robôs.
  8. Com o que se parece os alimentos produzidos na nave? Com os alimentos do MEC.
  9. O que os humanos não faziam na nave? Não praticavam esportes, não caminhavam, não namoravam, não nadavam.














Jaque Vallier.









quinta-feira, 6 de junho de 2013

FORCA ORTOGRÁFICA

Demorou mas aqui está, a postagem sobre o jogo ortográfico realizadocom a turma 51 . Com o objetivo de trabalhar as dificuldades ortográficas regulares e irregulares de uma forma lúdica.  O nome do jogo e "Forca Ortográfica", logo a seguir seguem as regras e os materiais necessários pra o jogo. Os alunos se entusiasmaram muito com o jogo mostrando que mesmo não sendo mais "pequeninhos" o lúdico os atrai, e como educadores devemos usar este recurso a nosso favor, para a melhor aprendizagem dos alunos.












Regras:
*A turma é dividida em 3 ou 4 grupos dependendo do número de alunos, cada grupo será uma equipe e cada uma terá uma forca;
*Cada aluno ganhará no começo do jogo uma ficha para anotar as palavras do jogo.
*Cada grupo escolhe um representante da rodada inicial;
*A professora coloca as “forcas” dos grupos no quadro;
*Os representantes decidem qual equipe iniciará;
*O representante da equipe que iniciará retira uma carta fechada da caixa enigmática e entrega para professora;
*O representante volta para sua equipe, a professora retira a palavra da carta e não mostra para ninguém, logo após já faz os “tracinhos” no quadro de acordo com o número de letras;
*As equipes uma á uma começam a dizer as letras. Quando uma equipe disser uma  letra que não é da palavra, uma parte do corpo é colada sua forca. Ganha rodada a equipe que tiver menos partes do corpo em sua forca.
*Quando uma das equipes descobrir a palavra da forca levantará uma placa,  o representante da equipe diz em voz alta, a professora confirma ou não, se confirmar o representante deve ir até o quadro e escrever as letras que faltam. As equipes adversárias (com a ajuda da professora se necessário) avaliarão se a palavra está escrita corretamente;

Material:
- Cartões contendo palavras com dificuldades  ortográficas
- Caixa para colocar as cartas;
- Partes do corpo feitas de e.v.a com velcro  (cabeça, braços, pernas, e tronco, etc);
-Uma placa colorida para cada equipe.


Placas das equipes


Palavras da caixa



Partes do corpo de e.v.a

                                                                                                                                    
                                                                                                                                         /Camila

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Hora do conto... Duelo danado de Dandão e Dedé.

Para iniciarmos o mês de junho de forma prazerosa, resolvi levar para a turma uma história com clima de festa junina! Ela nos conta sobre um duelo sertanejo, cujas armas são violas e rimas afiadas. Dedé e Dandão, dois cantadores de primeira, enfrentam-se num desafio danado, de dar nó na língua de qualquer um. Quem sairá vencedor?






A turma foi desafiada a ler os trava-línguas da história, e as experiências foram muito gratificantes!
Você está preparado para o desafio?


Na lagoa é um só socó,
Pra coçar sete socós
Sete socós na lagoa
Para um só socó coçar.

Jaque Vallier



sábado, 1 de junho de 2013

2.0


Educadora, bailarina, artista, sonhadora, com espírito de criança, aventureira...


Nossa amada colega Jéssica está de aniversário hoje, completando 20 anos!

PARABÉNS JÉ! FELIZ ANIVERSÁRIO!

Te desejamos muita paz, amor, saúde, felicidade, dinheiro, sucesso!

O que dizer dessa moça que está no Pibid há tanto tempo, já tem quase pós-graduação no programa, hehe. Bem, é um orgulho para nós termos uma companheira tão especial como você!

Você, na nossa escola, faz com que nosso trabalho ganhe ainda mais vida!

Beijos e abraços das crianças e seus colegas do Otávio de Souza.